Fluoresceína Sódica para o diagnóstico de ceratites, úlceras de córnea e lesões de conjuntiva; e auxiliar na adaptação de lentes de contato duras (convencionais). Produto destinado exclusivamente para auxiliar o médico na verificação de pressão ocular, no diagnóstico de lesões do segmento anterior do olho e na adaptação de lentes de contato duras.
Fluoresceína Sódica
Fluoresceína é uma solução oftalmológica estéril a 1% de fluoresceína sódica em veículo aquoso. A fluoresceína sódica é um corante ácido dibásico amarelo, solúvel em água, que produz uma coloração amarelo-esverdeado no filme normal da lágrima, e verde brilhante em meio mais alcalino, tal como no humor aquoso. A fluoresceína é utilizada por via tópica para avaliar a integridade do epitélio córneo-conjuntival, na tonometria de aplanação, estudar o fluxo de humor aquoso, verificar a permeabilidade da via lacrimal, conferir a coaptação de feridas e analisar corretamente a adaptação das lentes de contato rígidas.
A grande indicação para o uso tópico de fluoresceína é a tonometria de aplanação, recomenda-se a instilação um pouco antes da medida.
Na aplicação da fluoresceína para análise da adaptação da lentes de contato rígidas, o corante se acumula quando existe espaço entre a face posterior da lente e a córnea.
Fluoresceína é um agente diagnóstico em oftalmologia e deve ser administrado somente pelo médico ou pelo contatólogo.
A solução aquosa de fluoresceína não apresenta ação farmacológica.