Para o que é indicado?
Controle da glicemia (nível de açúcar no sangue) Jardiance Duo é indicado para melhorar o controle da glicose (açúcar) no sangue em adultos com diabetes mellitus tipo 2 (DM2), em conjunto com a dieta e exercícios físicos, nas seguintes situações: Quando o tratamento com Jardiance Duo for adequado ao paciente; Quando não for possível controlar o diabetes com metformina ou empagliflozina em comprimidos separados; Quando não for possível controlar o diabetes com metformina ou empagliflozina em associação com outros medicamentos para o tratamento do diabetes, incluindo insulina; Quando o paciente já faz uso de empagliflozina e metformina administrados em comprimidos separados.
Como funciona?
Jardiance Duo atua no tratamento do diabetes mellitus tipo 2 através da associação de dois componentes ativos, a empagliflozina e o cloridrato de metformina. A empagliflozina reduz a reabsorção do açúcar dos rins para o sangue e, desta forma, controla os níveis de açúcar no sangue, pois este é eliminado na urina. Além disso, a eliminação de glicose na urina desencadeia a perda de calorias, associada com a perda de gordura corporal e redução do peso corporal. A eliminação de glicose na urina observada com a empagliflozina é acompanhada de aumento discreto do volume e frequência urinários, que pode contribuir para a redução sustentada e moderada da pressão sanguínea. O cloridrato de metformina reduz o açúcar no sangue ao reduzir a produção de glicose pelo fígado, aumentar a captação de glicose nos tecidos e/ou retardar a absorção de glicose no intestino. Não estimula a secreção de insulina e, portanto, tem baixo risco de produzir hipoglicemia (queda nos níveis de açúcar no sangue).
Contraindicações: Você não deve usar Jardiance Duo se tiver as seguintes condições: Alergia à empagliflozina e/ou ao cloridrato de metformina ou a qualquer um dos componentes da fórmula; Qualquer tipo de acidose metabólica aguda, como acidose láctica e cetoacidose diabética (doença em que o sangue fica repleto de cetonas, que são substâncias que o corpo produz quando utiliza gordura em vez de glicose para obter energia, devido à ausência de insulina); Pré-coma por diabetes; Insuficiência renal grave (depuração de creatinina do sangue